ARTIGOS

MEUS ARTIGOS

Marcos Mazullo fala sobre Programação Neurolinguística a portal de notícias de camaçari/ba.

Depois que o casal Silvio Martins e Vilma Martins experimentaram e trouxeram para Camaçari a aplicação da Programação Neurolinguística (PNL) na vida pessoal e profissional, outras pessoas passaram a perceber a importância dessa ciência relativamente nova no Brasil, criada há 41 anos, por dois estudiosos americanos. Ainda pouco conhecida no município, as ferramentas oferecidas pela teoria tem chamado a atenção de muitas pessoas que buscam qualidade de vida. Para ajudar o leitor a entender qual a finalidade da PNL, o Camaçari Notícias entrevistou um dos responsáveis pela introdução da ciência no Brasil. Confira abaixo a entrevista.

Camaçari Notícias: O que é a Programação Neurolinguística?

Marcos Mazullo: Se formos procurar conceitos, vamos encontrar vários, o que para mim é muito salutar, pois em meus cursos incentivo muito os treinandos a saírem com a própria definição, já que o cerne da PNL é a subjetividade, pois é isso que ela estuda. Na minha opinião, a programação neurolinguística se define como o conhecimento e utilização de uma linguagem percebida pelo meu cérebro para que eu possa alcançar resultados de forma consciente usando todo potencial do meu sistema.

CN: Como surgiu a PNL?

M.M: Ela surgiu na década de 70, com Richard Bandler, um estudioso em computação e lógica, que na época estudava psicologia na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e John Grinder, que era professor de linguística na mesma universidade. Os dois foram estudar o trabalho de três psicoterapeutas muito famosos da época pelos resultados que apresentavam, que são: virginia satir, frits perls e milton erickson. Desse estudo surgiu, então, essa ciência e o primeiro livro de PNL, chamado de A Estrutura da Magia.

CN: Desde quando essa ciência existe no Brasil?

M.M: Os registros afirmam que a prática foi introduzida no país, no iniciou nos anos 80. Nosso presidente, Neil Negrelli, que na época exercia, de fato, a profissão de médico cirurgião foi um dos precursores da PNL no Brasil.

CN: Como a vida de uma pessoa pode ser beneficiada pelas técnicas oferecidas pela PNL?

M.M: A PNL me trouxe muito mais qualidade de vida, pois, através dela consegui reprogramar muitos comportamentos e crenças limitantes que eu tinha e muitas que eu nem sabia que tinha. Desde então, passei a liderar melhor meus pensamentos, emoções e comportamentos, melhorando meus resultados. Mas, como disse antes, a PNL é muito subjetiva e os ganhos serão diferentes e infinitos para cada pessoa.

CN: Você poderia citar algum bom exemplo de sucesso alcançado com o uso da PNL?

M.M: Poderia citar muitos casos, pois atuamos com PNL no país há mais de 15 anos e já passaram por nossos treinamentos mais de sessenta mil pessoas. Há um depoimento de um de nossos treinandos, que depois de 11 anos voltou para falar sobre o que havia acontecido na vida dela depois de passar pelo nosso treinamento. Temos também pessoas de Camaçari, como Sílvio Martins e Vilma Martins, que são exemplos vivos de como as ferramentas da PNL renderam resultados para eles.

CN: Uma pessoa que tem algum tipo de medo pode ser curada pelas ferramentas da PNL?

M.M: Sem dúvida, e de uma forma muito rápida e efetiva. Um bom praticante de PNL com, com uma boa formação, consegue resolver problemas como fobias, compulsão, em menos de vinte minutos.

CN: Como se encontra no Brasil essa nova teoria? É ainda uma novidade para as pessoas?

M.M: Já estamos muito evoluídos com relação a PNL, o que antes parecia distante já se tornou realidade, pois a PNL era vista como algo muito vago e sem comprovação científica. Hoje já estamos vendo o mundo acadêmico se rendendo a PNL, como foi o caso da conceituada Fundação Getúlio Vargas, que recentemente integrou em seus quadros de profissionais a Drª. Mabel Giavarini, que faz parte do Instituto Nacional de Excelencia Humana (Inexh), da qual eu também faço parte. Nós somos o maior instituto de PNL atuando no Brasil e no exterior, com recordes absolutos em número de treinandos e em turmas de practitioner, que é o inicio da formação em PNL.

CN: Então, a PNL é recomendável para qualquer pessoa queira ter uma qualidade de vida melhor?

M.M: É muito comum o ser humano evitar o novo ou até o desconhecido, sugiro às pessoas que se permitam conhecer essa ferramenta tão poderosa que é a PNL. A PNL vai permitir a pessoa mudar para muito melhor a própria vida e de todos que estão a sua volta, talvez trazendo mais qualidade nos pensamentos e agindo de forma consciente, e não apenas reagindo aos acontecimentos e deixando a vida levar como um barco sem leme.

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=121022


PÁGINA PRINCIPAL
  • Início
  • Biografia
  • Frases
  • Vídeos
  • Contato


  • DEIXE SEU RECADO



    Enviar

    Todos os direitos reservados | Marcos Mazullo - www.mazullo.com.br